sexta-feira, 15 de abril de 2016

PROJETO ECOSSISTEMAS

                    Entender o ambiente em que vivemos e os elementos que o compõem é um importante passo para os alunos aprenderem a respeitar o nosso ambiente.
                    Os elementos não vivos, como a água, o solo e a pedra, interagem frequentemente com os seres vivos de um determinado ambiente, e essa interação é chamada de ecossistema.
                    Com a finalidade de compreender os elementos de ecossistema e as diversas formas com que eles podem interagir, os alunos do 6º ano C se dividiram para construir dois importantes ecossistemas: Ecossistema Aquático e Ecossistema Terrestre.

(Professora orientadora da atividade Mariana Fernandes de Britto Costa)




PIRÂMIDE ALIMENTAR

                   O cuidado com a alimentação deve fazer parte da rotina de todos nós. Saber se alimentar de forma adequada, além dos benefícios para a saúde, também nos traz melhor qualidade de vida e sensação de bem estar.
                   Porém, alimentar-se de forma correta não é apenas comer muita salada, mas sim saber equilibrar os elementos alimentares de acordo com a necessidade do nosso corpo.
                   A ideia da pirâmide alimentar é mostrar e forma gráfica quais são os alimentos que devemos ingerir em maior quantidade ao longo do dia, e também aquelas que devemos evitar.
                   Para ajudar os alunos da escola a escolher melhor os alimentos em suas refeições, os alunos do 8º ano C construíram, sob a orientação da professora de Ciências Mariana Fernandes de Britto Costa, suas próprias pirâmides alimentares, e deixaram expostas no pátio para que seus colegas pudessem refletir a respeito disso.


















ARQUEOLOGIA NA ESCOLA

          No dia 07 de abril, os alunos do 6º ano C tornaram-se verdadeiros arqueólogos. Com ferramentas e um acervo arqueológico da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), emprestado pelo Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP, as crianças escavaram sítios arqueológicos montados na escola, e através da metodologia científica criaram hipóteses a respeito das pessoas que habitaram aquele sítio arqueológico anteriormente. A atividade foi interdisciplinar, e envolveu os conhecimentos sobre a história da humanidade (Professora Camila Aparecida Guedes) e a metodologia científica (Professora Mariana Fernandes de Brito Costa).