quinta-feira, 16 de junho de 2016

TORRE DE HANÓI - Aula de Matemática diferenciada para ensinar noção de função

          Quando relacionamos grandezas variáveis estamos falando, em geral, do conceito de função que é muito utilizado na Matemática e em outros ramos da Ciência.
         Com a intenção de sair do modo abstrato das aulas de Matemática foi construído junto com os alunos do 9º ano a Torre de Hanói, que é um "quebra-cabeça" com uma base de três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. Através deste quebra-cabeça e com o auxílio da professora Isabela Antunes de Lima foi possível identificar que a lei de formação seria o número de movimentos em função da quantidade de peças que seriam colocadas na torre. 
Logo, M = 2n - 1






quarta-feira, 15 de junho de 2016

CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO

         Os alunos do 6ºA e 7ºA desenvolveram um excelente trabalho de Conscientização e Prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti que é o causador da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
          Os trabalhos foram realizados nas aulas de Ciências, acompanhados pela professora Jocelene Fatobeni Stapait.












JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS 2016 - DAMAS E XADREZ

        Nesta data (09/06/2016), teve inicio no Centro Interativo Municipal as modalidades de Damas e Xadrez com a arbitragem do professor Gleber Ribeiro.

          Estiveram presentes na cerimônia de premiação, a Secretária Municipal de Educação e Cultura Laelia Alba Lins Figueira, supervisores e professores de Educação Física.

          Confiram as fotos, nas quais destacam-se mais uma vez os alunos da Escola Adelaide, que desta vez trouxeram 6 medalhas de ouro pra escola.

  

   

   

  

   

   

   

   

   

   


ALUNA DA ESCOLA ADELAIDE É DESTAQUE NO CONCURSO CULTURAL "Gotas de Sabedoria: por uma gestão consciente da água".

O Concurso Cultural de Frases foi voltado aos alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano,) enquanto que o Concurso de Desenhos Artísticos foi destinado aos estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e, neste ano, um total de 18 alunos da Rede Municipal de Ensino foram classificados e premiados nos referidos concursos.
Todos os estudantes classificados foram agraciados com um kit escolar e uma squeeze, além de que terão suas frases publicadas nas contas de água do município e os seus desenhos utilizados pelo SAAEC na confecção de adesivos educativos sobre a temática “Uso Racional da Água”, os quais serão afixados em pontos estratégicos das escolas municipais e dos demais setores públicos de Cerquilho.



Nossa Aluna Joyce após premiação com seu desenho vencedor
A diretora da escola orgulhosa com sua aluna premiada
Desenho vencedor do Concurso de 6º ao 9º anos
Em pé, da esquerda pra direita, nossa aluna Joyce Borges Ramos que se classificou em primeiro lugar na categoria C (de 6º ao 9º ano), a qual terá seu desenho utilizado pelo SAAEC na confecção de adesivos educativos sobre a temática "Uso Racional da Água", que será afixado em pontos estratégicos das escolas municipais e dos demais setores públicos de Cerquilho.