quinta-feira, 16 de junho de 2016

TORRE DE HANÓI - Aula de Matemática diferenciada para ensinar noção de função

          Quando relacionamos grandezas variáveis estamos falando, em geral, do conceito de função que é muito utilizado na Matemática e em outros ramos da Ciência.
         Com a intenção de sair do modo abstrato das aulas de Matemática foi construído junto com os alunos do 9º ano a Torre de Hanói, que é um "quebra-cabeça" com uma base de três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. Através deste quebra-cabeça e com o auxílio da professora Isabela Antunes de Lima foi possível identificar que a lei de formação seria o número de movimentos em função da quantidade de peças que seriam colocadas na torre. 
Logo, M = 2n - 1






Nenhum comentário:

Postar um comentário